Um Natal eco-consciente: 4 dicas para umas festas slow e sustentável

Um Natal eco-consciente: 4 dicas para umas festas slow e sustentável

 

Aproximamo-nos daquela que, sem dúvida, é a data mais consumista do ano: o Natal. Nesta época disparamos a produção de plástico e resíduos difíceis de gerir, o consumo energético, as compras desnecessárias e uma infinidade de excessos, que, está nas nossas mãos poder evitar.

O Natal é uma época do ano em que as pessoas aproveitam para fazer mais reuniões de amizades e familiares, compartilhando mais tempo juntos e aproveitando o que costuma ser um período de férias para reencontrar os seus entes queridos. Aproveitamos para dar uma olhada percorrendo o ano e ficamos com as boas lembranças e os momentos compartilhados.  Não obstante, muitas vezes esta época vem acompanhada de um consumismo transbordado realmente desnecessário. É possível evitá-lo? Claro que a resposta é "sim".

Para evitar outro ano de excessos e esbanjamentos, fazendo deste ano umas festas mais eco-conscientes, damos-vos quatro conselhos para aplicar o estilo de vida slow life e a sustentabilidade às nossas festas:

 

1. Ornamentos

Decorar a nossa casa faz-nos viver o Natal de uma forma mais cativante e especial. Isto geralmente vem junto com a compra de uma árvore (o típico pinheiro) seja de plástico ou natural. Alguma das duas opções é ecológica ou sustentável? Realmente, não.

Se já dispuser de uma árvore sintética, é sem dúvida boa ideia reutilizá-la, mas, em vez disso, não recomendamos a compra de uma, pois estaremos a gerar novos resíduos plásticos e árvores naturais também não, ja que em escassas ocasiões sobrevivem no interior, por causa calor na casa e ao facto de estar num vaso. A opção mais simples, uma "árvore" de parede que se pode moldar com os materiais que preferir.

A solução? Criar a nossa própria decoração com galhos, folhas, citrinos desidratados, paus de canela (mesmo estrelas de anis)... ou plantas que temos em casa. Imaginação ao poder! Além de reutilizar todos os enfeites que já temos, é muito gratificante criar os seus, há inúmeras ideias com materiais reciclados.

 

 2. Presentes

Na maioria das vezes, compramos objetos que acabam esquecidos em algum canto da casa. E se dermos experiências? Uma visita ao teatro, uma entrada para um concerto próximo, uma exposição de arte, desfrutar do enoturismo, rotas em plena natureza ou uma escapada serão, com certeza, uma opção que nossos entes queridos desfrutarão mais.

E, se optarmos por comprar algum detalhe, será sempre melhor escolher marcas ecológicas ou sustentáveis e em pontos de venda diretos ou através do pequeno comércio local.

O embrulho dos presentes também é um ponto a ter em conta, uma vez que muitos papéis levam componentes plásticos ou tintas que impedem a reciclagem correta. A melhor opção, optar por um papel kraft (sim, aquele de cor cartão que não foi submetido a processos químicos agressivos ou prejudiciais) e decorá-lo com laços, galhos ou flores secas; se eles podem ser reutilizados, melhor ainda.

 

3. Consumo energético

Adoramos dar um toque natalício ao lar, mas não é necessário que a casa esteja cheia de luzes por toda parte. Podemos escolher opções de led e apoiar-nos com algo que lhe dá um charme realmente especial: as velas. Elas são uma escolha ideal para decorar os cantos que queremos e também para dar calor à mesa.

Com a descida das temperaturas, muitos lares elevam o termostato por sistema, quando especialmente em momentos de reunião, o fato de estarem mais pessoas em casa já fará com que a temperatura suba um pouco mais do que o normal.


4. Menu

Há inúmeros estudos que concluíram que nestas datas mais comida é desperdiçada. Porquê? Tendemos a comprar muito, mais uma vez.

Vamos parar e pensar no número de convidados e no que vamos comer para criar um menu adequado, na medida certa. Especialmente tendo em conta que, para os jantares, seria especialmente recomendável que fossem leves.

 

Em suma, aplicando estes simples conselhos conseguiremos passar as festas de uma maneira eco-consciente, vivendo-as segundo o padrão slow life e sendo mais sustentáveis. Sem dúvida, optando por estas pequenas dicas teremos terminado estas datas com orgulho de ter contribuído com nossa pequena ação porque cada ação conta.

 

 

 Árvore de parede                           Decoração de mesa com velas


          
Voltar para o blogue